domingo, 30 de maio de 2010

Jambocks! na Época desta semana


E em homenagem à revista, o comercial de lançamento dela há 12 anos, um dos melhores já feitos neste país:


terça-feira, 18 de maio de 2010

Lançamento em Campinas dia 28!



CLIQUE AQUI pra saber como chegar lá

Transcrição: 
Lançamento de Jambocks! em Campinas dia 28 de maio, à partir das 19 horas!
Os autores Celso Menezes e Felipe Massafera convidam você para o lançamento de  Jambocks! na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi! 
Av. Iguatemi, 777 - Lojas 04 e 05 - Piso 1 - Tel.: (19) 3751-4033

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Jambocks! 2

Antes de prosseguir com a continuação dos últimos eventos, achei que seria bacana compartilhar com vocês que eu e o Felipe começamos a discutir a parte 2 hoje. Espero que em breve possamos ter novidades por aqui...
Abração!
Obs. E nesta sexta vamos ser entrevistados pelo editor da Revista Asas, o João Paulo Moralez.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

19 de março - Gráfica (Parte II)

Resumindo a história a gente ia ver as primeiras páginas às 18 horas e acabamos saindo à meia-noite sem ver quase nada. Fora que nosso livro mudou de encarregado por três vezes. E cada vez que mudava a gente tinha que estar por perto pra ver se tinham passado corretamente nossas considerações. 
Vou descrevendo as fotos pra vocês acompanharem o processo.

1 e 2 - O Claudio analisa as primeiras provas da capa e depois de pedirmos um pouco mais de tinta pra deixar a capa mais chamativa, ele assina uma cópia, aprovando a impressão. Além disso por pouco eles não erram a cor da contracapa interna... pedimos um cyan (azul) e em cima da hora vimos que iam imprimir em black (preto). Quem tem o livro aí pode imaginar que o céu da contracapa em preto não ia ficar tão bacana quanto ficou em cyan. Sorte que o Claudio viu e corrigimos a tempo.
     Todas as capas à esquerda (umas 400, acho) vão pro lixo por não estarem adequadas por algum detalhe. Esse processo se repete em todas as páginas até a impressora acertar o tom certo das cores. Isso ajuda a explicar em parte por que uma tiragem pequena como a nossa sai caro. São feitas centenas de edições a mais que vão parar no lixo (no caso o Claudio disse que é um lixo reciclado na própria empresa. Mas o prejuízo é nosso). Quando a edição é sem cores, só em preto, o prejuízo é quase nulo porque não tem justamente esse acerto de cores.

 3
3 - Aí tem uma leva de umas 1.500 capas, já aprovadas. Mas o detalhe em verniz só vai vir na etapa final, alguns dias depois. Depois que o acerto final de cores e outros ajustes são feitos, a impressora imprime tudo rapidinho. Acho que mais de uma página por segundo.

 4

4 - A capa e o miolo são feitos em máquinas diferentes. Pegamos esta página (que na verdade contém 8 páginas do livro e que será cortada depois) e achamos que faltava um pouco das cores yellow (amarelo) e magenta (vermelho). Lá se foram mais algumas centenas de cópias até acertarem o tom que queríamos. Nesta fase evitamos outro erro. A página da bandeira nazista estava impressa com um tom de azul quase cinza (foi salva em RGB ao invés de CMYK) e se não estamos lá pra ver isso essa página podia acabar estragando o livro porque estaria bem diferente das outras. É claro que o Felipe variou muito de estilos, mas esta era uma sequência e a mudança de cores no meio dela ia ficar feia pacas.

 5
5 - O Claudio aproveitou pra mandar imprimir outro livro dele, o "Banzo e Benito" do MZK. Acima mais um exemplo do disperdício que é de cortar o coração.. tudo isso aí foi direto pro lixo...
Depois disso vem as fases de cortar as páginas, dobrá-las, envernizar a capa, encadernar tudo e plastificar. Tudo isso durou uma semana. Ou seja, o livro chegou em nossas mãos menos de um dia antes do lançamento na Comix, em Sampa.

***
No final das contas descobrimos que o cara que estava há dois dias na sala de espera foi o causador do nosso atraso. As máquinas que eram pra estar imprimindo o Jambocks! estavam imprindo o livro dele, que chegou em cima da hora. Mas o cara era funcionário do homem mais rico do Brasil, o Eike Batista... Imagino a grana que não deve ter rolado para passarem ele na frente... Ou será conspiração da minha cachola?

.

19 de março - Gráfica (Parte I)


Depois da CBN o Felipe voltou pra Mogi Mirim e eu fui com o Claudio para Barueri. Teoricamente o "Jambocks!" estava pra entrar na impressora às 18 horas. No meio do caminho me deparei com essa imagem surreal de uma loja de um mini-shopping à beira da estrada que parecia saído do "De volta para o Futuro".


     Chegamos à gráfica às 18:02. Mas nossa pontualidade de nada adiantou. O encarregado disse que tiveram que passar outro trabalho pra frente. Falou pra gente voltar em uma hora. Sem saber pra onde ir, perguntamos para um funcionário se ele conhecia um lugar legal pra passar o tempo. Ele disse "olha, se vocês forem por ali vai ter um posto de gasolina no final, à direita". Com certeza a idéia de "lugar legal" pra ele não era a mesma minha e do Claudio.
     Mesmo assim fomos perambular por perto e ficamos enrolando pelas ruas vizinhas. Passamos pelo posto, que não tinha nada além de bombas de gasolina. Esse cara devia de fato ter algum problema. Ou obsessão, sei lá. De qualquer forma, quando voltamos tivemos outra surpresa... tinham ido todos jantar (como a foto acima mostra). Mas convidaram a gente pro bandejão e fomos lá (mas só o Claudio comeu).


     Descobrimos então que existia uma sala com internet e tv à cabo à nossa disposição. O controle da tv não funcionava, mas tudo bem. Lá no sofá tinha um homem que nos disse que já estava há dois dias lá, esperando um livro ser impresso pra levar pro Rio de Janeiro. Passamos mais algumas HORAS na sala até que nos chamaram pra ver a capa (abaixo algumas impressões e a máquina que imprimiu a capa).


continua (sem muitas emoções)

terça-feira, 4 de maio de 2010

19 de março - Rádio CBN Campinas


     Chegamos à rádio CBN em Campinas apreensivos. Não sei quanto ao Felipe, mas eu nunca tinha falado ao vivo num estúdio de rádio antes. Ficamos numa saleta (esta da foto) esperando nossa hora de entrarmos no ar. A tensão foi aumentando conforme ia chegando o horário da entrevista. De repente entram na sala e dizem "podem ir pro estúdio". A gente entra bem na hora que aparece aquele luminoso "no ar". Uma voz gravada anuncia que aquele é o CBN Total e, já sentando na cadeira, o locutor Flávio Botelho olha pra minha cara e diz: "Quem é você?".

      "Sou o escritor.. inclusive te mandei um e-mail explicando tudo sobre o projeto do livro... não recebeu?". E ele: "Não li... Olá, são três horas e cinco minutos e estamos aqui com o... (pausa pra procurar num papel na sua mesa)... artista Felipe Massafera que vai falar sobre.... (pausa pra ler o que estava escrito no papel)... um workshop que ele vai dar em Campinas..".

      Apesar de alguns equívocos, tudo correu normalmente. O Felipe me apresentou (já que o Flávio não sabia quem eu era) e falou um pouco sobre o mercado de quadrinhos. Tudo ia bem até que ocorre (mais ou menos assim) o seguinte diálogo:

***

Flávio: E o mangá?
Felipe (surpreso): Como?
Flávio: Mangá... o que você acha?
Felipe (tentando abreviar o assunto): Olha... eu não sei ... não gosto muito de mangá, não é a minha praia...
Flávio: Mas a que você deve o sucesso do mangá?
Felipe: Não sei... talvez... bem.. eu acho que a molecada gosta...
Flávio:  Sim, sim... Falemos agora, então, sobre mangá!

***

     E aí foram os, sei lá, 10 minutos mais divagantes e inúteis das vidas minha, do Felipe e dos ouvintes. Saímos de lá atordoados.. nem falamos sobre o livro (o Felipe ainda tentou, mas o assunto mangá ainda era mais "interessante").

     Na saída eu lembrei que a gente teria que voltar no dia seguinte para participar de outro programa da rádio que também nos convidou e resolvi perguntar que horas era pra estarmos lá. Mandaram a gente voltar pra saleta. Depois de uns 5 minutos chega um cara com jeito meio apressado e pergunta se somos nós que vamos no programa do sábado. Eu disse que sim e ele se aproximou com cara de quem ia anunciar uma bomba. Aí seguiu-se o seguinte diálogo:

***

Cara: Olha.... sei que vocês vieram de... de... de onde mesmo?
Eu: Mogi Mirim.
Cara: Isso, Mogi Mirim... pois é.. então... eu sinto que vocês tenham vindo de longe só pra vir gravar o programa de amanhã e...
Eu: Na verdade a gente está aqui porque viemos em outro programa hoje também...eu só perguntei que horas que era pra gente vir no programa de amanhã..
Cara (surpreso): Vieram hoje pra que programa?
Eu: O CBN Total.
Cara: Vocês já foram no CBN Total?
Eu: Já... acabamos de sair de lá..
Cara (explodindo de alívio): Graças a Deus!!!
Eu e o Felipe ficamos olhando sem entender.
Cara: É que a gente cancelou o programa da apresentadora do sábado, mas não avisamos ela ainda. O programa dela não vai mais existir e a gente achou que vocês tinham vindo participar dele... ah, então tá tudo certo... se vocês já gravaram no CBN Total não vieram à toa... bom, tenho que ir...
E saiu.

***

     Já no elevador eu comentei com o Felipe "Que coisa, a apresentadora nem desconfia que o programa dela foi cancelado" e um homem qualquer que tinha acabado de entrar, em outro andar, disse: "Ah, todo mundo já sabe, menos ela"...

.

Vamos por partes!

Há pouco mais de um mês começou a correria do lançamento e divulgação do Jambocks!. 
Por conta disto este blog, que já não é um exemplo de atualização, ficou de lado.
Mas chegou a hora de fazer uma recapitulação de tudo que aconteceu nestas últimas semanas... 
Let´s?

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Hombre, 31 anos, formado em publicidade e louco por cinema, hqs e música