quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Seminário sobre o Proac


Vou estar amanhã e sexta no Centro Cultural da Juventude em sampa pra falar sobre o Proac e o projeto em si...
Quem estiver interesado veja aqui como chegar lá.
Abaixo vai a descrição:
__________________________________

IV Seminário Juventude e Políticas Públicas: Incentivos Culturais em Debate

O seminário abordará os fomentos culturais disponibilizados pelas três esferas de governo, promovendo encontros com seus responsáveis e com grupos já contemplados.

Ações pós fomentos: sustentabilidade para os grupos
Dia 17/09, 10h
Palestrantes: Leila Novak – Instituto Papel Solidário
Grupo: Gastromotiva.

Programas Municipais de Fomento: teatro, cinema, dança e iniciativas jovens
Dia 17/09, 14h
Palestrante: Maria do Rosário
Grupos: Frente 3 de Fevereiro, Cia Sansacroma e Humbalada.

Programa de Ação Cultural – ProAC – Secretaria Estadual de Cultura
Dia 18/09, 10h30 Palestrante: Antonio Rocha
Grupos: Associação Cultural e Educacional Movimento Hip Hop Revolucionario (MH2R), Celso Menezes e Capulanas Cia de Arte Negra.

Programas Federais de Incentivo à Cultura
Dia 18/09, 14h
Palestrante: Heloize Campos
Grupos: Nossa Tela, Ponto de Cultura Cedeca Interlagos e Robson Bonfim.

.

sábado, 12 de setembro de 2009

A trabalheira de se fazer um único quadro


01 - Como o nosso trabalho é baseado em fatos históricos tentamos sempre que possível deixar a história do Jambocks! o mais parecido possível com o que realmente ocorreu. Neste caso a ação vai se passar num local e de uma forma muito parecidas ao relatado no livro "O Brasil na Mira de Hitler", de Roberto Sander.

02 - Para mostrar o processo de como é feito,vamos nos ater apenas ao primeiro quadro da 2a. página da história. No caso o roteiro mostra uma determinada ação (no caso dois amigos comentando algo sobre um terceiro amigo).

03 - Baseado nisso o Felipe faz um rascunho. Em detalhe a ação descrita anteriormente, dos amigos conversando.

04 - O Felipe tira uma foto de amigos e conhecidos na posição indicada no rascunho e com a iluminação necessária. Neste caso nós conversamos muito e decidimos que esta sequência deveria ser iluminada (e posteriormente colorida) num tom mais amarelado. (Curiosidade: o de chapéu é o próprio Felipe).

05 - Procuramos referências da época, já que o livro se passa na década de 40. No caso esta foto de uma data muito próxima a passagem da história. Além de roupas pesquisamos cenários, objetos, paisagens...

06 - O Felipe dá uma aprimorada no esboço e depois desenha toda a página com riqueza de detalhes. Esta foto é a do esboço aprimorado (Não tirei foto da página desenhada).
07 - Depois de desenhar a página,Felipe a pinta com pincel. Agora falta scanear e letreirar e, dependendo do caso, balancear as cores.

.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

HQ Mix 2009 - parte 2


Caso vocês não se lembrem, o do meio é o Cláudio, editor da Zarabatana.

Gabriel Bá papeia com o Cláudio.

O Spacca e o Gilmar, sempre simpáticos, também estavam por lá.

Eu acabei não dizendo o que fui fazer no HQ Mix... eu e o Cláudio (o editor da Zarabatana) fomos distribuir um mini-poster com a imagem promocional do projeto que está há uns posts atrás. Entregamos pra várias pessoas bacanas. Entre elas pro Serginho Groissman, pro Rafael Grampá, pro Gabriel Bá, pro Cassius Medauar (ex-Pixel) e pro sósia do Danilo Gentili (mas agora sem barba) Paulo Ramos do Blog dos Quadrinhos.

.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

HQ Mix 2009


No último dia 21 de agosto rolou no Sesc Pompéia, em sampa, o 21º HQ Mix. Foi o primeiro que eu fui (o evento é aberto a qualquer pessoa) e presenciei alguns discursos bacanas. Em um deles o homenageado falou da necessidade de criar um novo público e então fiquei com a nítida impressão que eu era o único ali que estava no evento pela primeira vez. Vamos ver se novidades como o Proac nãoajudam a criar este novo público?
De resto, o Serginho Groissman mostrou que realmente entende do negócio e ajudou alguns vencedores a não passar vergonha na frente de todos (um deles por exemplo agradeceu o troféu e saiu sem dizer mais nada. O Serginho chamou-o de volta para explicar quem era, o que fazia etc.). A dinâmica de ter uma banda no palco também é uma coisa bem legal. E a banda Altas Horas (do programa da Globo) deu conta do recado muito bem.
A lista dos ganhadores e o que rolou no evento estão aqui!
.

sábado, 5 de setembro de 2009

Valeu Antônio também...

Não poderia esquecer de agradecer o Antônio também por sua ajuda. E note como ele ficou... ahn... "feliz"... ao contracenar com o Adê...
Valeu, Antônio!
Abração!

.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Fotos para o projeto








Voltei essa semana de uma viagem de 3 semanas. Muitas coisas bacanas e importantes pro projeto aconteceram nestas semanas. A primeira foi que fui para Itanhaém tirar umas fotos do meu amigo Adê para o projeto. Ele posou como um dos personagens e garfo posou como Max, o protagonista da história. Estas aí são algumas das dezenas de fotos que tiramos.
Valeu, Ade!
Valeu, garfo!
Abração ;)
.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Hombre, 31 anos, formado em publicidade e louco por cinema, hqs e música