segunda-feira, 30 de agosto de 2010

[Atualizado] Jambocks! em evento na Fnac Paulista dia 10 de Setembro

CLIQUE PARA AMPLIAR


Dia 10 agora vai haver um evento bem bacana e inédito: um encontro de 9 ganhadores do Proac de quadrinhos (8 do Proac 2008 e 1 do Proac 2009). Deve ser uma espécie de mesa redonda/bate-papo aberta ao público (inclusive para perguntas) para que quem se interesse em produção de quadrinhos entenda melhor como o processo. E também para os fãs que queiram prestigiar algum dos artistas presentes.
Se você mora em sampa, não deixe de ir. Precisamos mostrar para as grandes livrarias o interesse que existe nos quadrinhos. E, especificamente, no quadrinho nacional.

Deverão estar presentes os seguintes artistas ganhadores do Proac (e seus parceiros de empreitada):

Custódio - Anita Garibaldi
Fernando Saiki - O Astronauta
Gilmar - Caroço no Angu
Guilherme Fonseca - Estação da Luz
Bruno Auriema - Lina
Fido Nesti - Loucas de Amor
Celso Menezes - Jambocks!
Rogério Vilela - Joquempô
Laudo - O Mistério da Mula sem Cabeça
Orlandeli - (Sic)

Obs. Clique nos nomes dos livros para conhecerem mais sobre o artista e/ou obra

[ATUALIZAÇÃO] O evento vai ser mediado pelo Eduardo Nasi, do site Universo HQ.
.

domingo, 22 de agosto de 2010

Tatiana e Kênia: As musas do Proac


Atenção! Post com conteúdo extremamente masculino e babão!  

Ganhar o Proac é muito legal. Ele viabiliza projetos que talvez nunca veriam a luz do dia se não tivessem sido agraciados com ele. Mas não é só isso. Além das pessoas bacanas que você conhece por causa do seu livro (como por exemplo, no meu caso, o Sidão abaixo), você acaba tendo contato com um órgão público que funciona perfeitamente: A Secretaria de Cultura de São Paulo. E a Secretaria está muitíssimo bem representada nas pessoas da Tatiana e da Kênia. 

Tatiana, eu (o paspalhão) e Kênia

Eu mantenho contato com outros ganhadores do Proac e é unânime: a presteza das duas é coisa fora do normal (ainda mais quando pensamos em órgãos públicos). Eu já tive vários e-mails respondidos em menos de 1 minuto.  1 MINUTO!!!
 
"Onde está Tatiana?" 

Elas me deram (e à todos os outros que precisaram) toda a acessoria antes, durante e depois de ganhar o Proac. E ajudaram a aperfeiçoar o formato também (participar do Proac hoje é bem menos burocrático do que antes).  Mas, além dessa agilidade e eficiência, conversando com o pessoal, outro aspecto nunca passava despercebido: como as duas são lindas!
  
Eu (o paspalhão) totalmente natural ao mostrar o poster do Jambocks! que fica honrosamente na entrada do departamento do Proac

"A Tatiana é uma coisa..." dizia um. "Você diz isso porque não conheceu a Kênia" dizia outro. A verdade é que a maioria de nós só conhecia uma pessoalmente: a que nos atendeu pessoalmente quando fomos assinar os contratos. Mas eu, afortunado que sou, pude enfim conhecer as duas. 
   
   Kênia pensativa: "Será que o bezerro morreu mesmo?"

Já conhecia a Tatiana do dia da assinatura do contrato (e, sinceramente, a figura dela permaneceu na minha cachola por um tempo.. não esperava uma gatona daquelas na Sec. de Cultura).
Aí conheci agora, na assinatura do 2o. contrato, a simpaticíssima Kênia. Linda também. Bem, vocês estão vendo as fotos... estou mentindo?

  
 - Suspiro! -

De qualquer forma saí de lá flutuando e pensando "será que vou ter que ganhar mais um Proac pra poder vê-las de novo?".
Espero que não...

Obs. Você foi avisado/a que este post era babão, hein?

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Encontro com o Sidão na Bienal do Livro

(Pela foto não parece, mas o Sidão estava quase tendo um troço na ansiedade da chegada do maior lançamento da Panini na Bienal: O MSP + 50)

Pra quem acompanha Quadrinhos há um tempo esse semblante à direita na foto não é estranho. Pra quem não é do ramo ou acompanha a 9a. arte há pouco tempo, este é Sidney Gusman. O Sidney (ou Sidão, como é conhecido no meio) é o editor da Turma da Mônica há alguns anos e fez uma revolução com os personagens. Por muuuuuuito tempo as revistas da Mônica se limitavam ao seu universo tradicional e estabelecido. O Sidão reforçou isso de certa forma com lançamentos de hqs históricas, que são a base do que conhecemos hoje. Mas além disse ele ousou. Criou uma série de edições especiais mostrando versões diferentes da turminha. E, como leitor que já fui por muitos anos, posso afirmar que nunca ouve uma relação de quantidade e qualidade de lançamentos como agora. E isso tem a explicação mais piegas, porém real, possível: o Sidão é apaixonado pelo que faz. Sorte do Maurício, que tem um cara assim como editor. E sorte da gente, que gosta de ver coisas boas nas bancas. Novas ou antigas.

A Turma da Mônica Jovem teve exemplar que vendeu mais de MEIO MILHÃO de cópias. 
   
 
Resgate de preciosidades: Tiras Clássicas e Coleção Histórica. Idéia genial e corajosa.

 
 MSP + 50: O segundo exemplar da concretização de um conceito fantástico: como 50 artistas brasileiros retratariam a turminha. O Sidão me disse que teve o cuidado de procurar gente de todas as parte do país para a empreitada.

FLAGRA EXCLUSIVO NA SAÍDA DA BIENAL!!
Funcionários em fuga com as caixas do MSP + 50. "Sem comentários", eles diziam, enquanto disparavam em direção ao Anhembi para o encontro com o Poderoso Chefinho.

Obs. O André Forastieri levantou uma bola que eu acho muito relevante envolvendo as revistas da Turma. CLIQUE AQUI pra ver. Em tempo: eu acho que o título dá dois sentidos. Quando ele diz que o Tomás não lê mais Cebolinha, imagino que ele quis dizer mais em quantidade. Não lê MAIS REVISTAS do Cebolinha.
.
Observação saudosista: Será que entre os superpoderes do Sidão está o de relançar em dvd (e Blu Ray, porque não?) o desenho da Princesa e o Robô?

Não sabe do que estou falando? Clique aqui pra ver...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Alckmin e Jambocks!



      Antes que me acusem de partidarismo, vamos lá. Não sou e nem nunca fui filiado a nenhum partido. Já votei no Fernando Henrique (PSDB), Eduardo Suplicy (PT), Soninha (PPS) e Eymael (PSDC). Ok, vai. Não votei no Eymael, não.
      Quinta-feira eu fui pra Bienal do Livro e percebi que se formava uma enorme muvuca na minha frente. Vi então o candidato a Governador Geraldo Alckmin passando e me vi na obrigação de entregar um "Jambocks!", que eu carregava comigo.

      Mas esta imagem acima não é uma propaganda "gratuita" do PSDB ou do Alckmin. O Jambocks! existe graças à política cultural do Proac, que foi criado no governo Alckmin. Então ele (e depois o Serra que continuou com a política, inclusive premiando o Jambocks!) é responsável direto pela publicação não só do Jambocks!, mas de outras 29 hqs (além dos outros Proacs).
      Em 3 anos foram gastos quase R$1 milhão na produção de Histórias em Quadrinhos através do Proac. Minha vida mudou por causa deste incentivo dado pelo Governo e tenho certeza que mudou a de muita gente também pelos outros Proac afora.
      Eu quis entregar o Jambocks! como símbolo de que o Proac realmente funciona e com a esperança de que esta política continue por mais muitos anos e, além de ajudar muita gente, promova os Quadrinhos em especial e a Cultura em geral.
      E não é bacana um Estado que banque a Cultura feita diretamente pela Sociedade que ele toma conta?
Só é uma pena que esta é uma política restrita ao Estado de São Paulo...


Obs. Não posso deixar de registrar que quando o Alckmin ouviu eu chamá-lo, ele abriu caminho entre os seguranças e foi falar diretamente comigo, mesmo sem saber se eu ia fazer alguma reclamação, por exemplo. Atitude simples, mas que ganhou uns pontos comigo.

Obs.2. Olha ele andando pela Bienal com o livro em mãos ACÁ (são só nos segundos iniciais da reportagem).

.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Jambocks! em Pirassununga



Ando meio sem tempo aqui, mas logo que posto fotos de todos os lançamentos de Jambocks! (Campinas, Santos, São Paulo, Rio de Janeiro e Pirassununga).
Mas fiquem com esta foto que, creiam, não mostra 1% da fila de carros que se formou para entrar na Academia da Força Aérea de Pirassununga.
Tudo isso só pro lançamento de Jambocks! lá.
Quer dizer... talvez os shows do "Domingo Aéreo" também influenciaram um pouco no tamanho desta fila.
Mas isso é uma coisa que nunca vamos saber ao certo...

.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Hombre, 31 anos, formado em publicidade e louco por cinema, hqs e música