01 - Como o nosso trabalho é baseado em fatos históricos tentamos sempre que possível deixar a história do Jambocks! o mais parecido possível com o que realmente ocorreu. Neste caso a ação vai se passar num local e de uma forma muito parecidas ao relatado no livro "O Brasil na Mira de Hitler", de Roberto Sander.
02 - Para mostrar o processo de como é feito,vamos nos ater apenas ao primeiro quadro da 2a. página da história. No caso o roteiro mostra uma determinada ação (no caso dois amigos comentando algo sobre um terceiro amigo).
03 - Baseado nisso o Felipe faz um rascunho. Em detalhe a ação descrita anteriormente, dos amigos conversando.
04 - O Felipe tira uma foto de amigos e conhecidos na posição indicada no rascunho e com a iluminação necessária. Neste caso nós conversamos muito e decidimos que esta sequência deveria ser iluminada (e posteriormente colorida) num tom mais amarelado. (Curiosidade: o de chapéu é o próprio Felipe).
05 - Procuramos referências da época, já que o livro se passa na década de 40. No caso esta foto de uma data muito próxima a passagem da história. Além de roupas pesquisamos cenários, objetos, paisagens...
06 - O Felipe dá uma aprimorada no esboço e depois desenha toda a página com riqueza de detalhes. Esta foto é a do esboço aprimorado (Não tirei foto da página desenhada).
07 - Depois de desenhar a página,Felipe a pinta com pincel. Agora falta scanear e letreirar e, dependendo do caso, balancear as cores..
6 comentários:
Olha só!!! Uma página do JAMBOCKS! Caramba, ficou lindona! De certa forma seu trabalho e do Felipe tem uma similaridade: você faz uma pesquisa literária para elaborar as cenas e o Felipe faz uma pesquisa imagética para construir essas cenas de forma como foi vivida... É um trabalho suado para ambos. Mas é bom ver o projeto tomando forma. Tenho certeza que este álbum vai arrebentar! Parabéns pelo excelente trabalho de roteiro e arte que vocês veem desempenhando ao longo destes meses. Já sou fã de vocês desde criançinha!
lembrando que a pagina que aparece ai num tava pronta ainda neste foto ;)
Cara post genial, é muito legal ver esse tipo de coisa tomando vida, ainda mais pelos desenhos excelentes do Felipe, mostrando que a história toda que o Celso tá armando está ficando realmente fenomenal!!!
É foda e nem é preciso ter em mãos e ler pra saber que é Suuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuucessoooo!!!
Abrações ai pro titio e pra titia!
HUMPF !!!!
http://blogdomussini.blogspot.com/2009/09/jambocks.html
Felipe e Celsinho!!!
Esse post vale por mil extras do DVD do projeto...hehe
Me respondeu 14 mil perguntas num só post.
Fascinante o processo da arte do Felipe.
Esse moleque é "fera"...esse moleque é "massa"....errr...bem
Já o Celso....bem.... o Celso é o meu amigo em quadrinhos...meu herói... que desenha muito mais do que mostra pra gente.
FELIPE: Encha o saco desse cara...Faça ele desenhar tb.
Abraço.
Tô orgulhoso demais de vc Celsinho.
Um grande abraço Felipão e desculpe o trocadilho..hehe
Valeu, galera... e é muito legal ver que o esforço é recompensado com uma página do Felipe...
E não, eu não desenho.. apenas rabiscava e olhe lá.. mas nem isso mais...
Abração à todos
Postar um comentário