segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Alckmin e Jambocks!



      Antes que me acusem de partidarismo, vamos lá. Não sou e nem nunca fui filiado a nenhum partido. Já votei no Fernando Henrique (PSDB), Eduardo Suplicy (PT), Soninha (PPS) e Eymael (PSDC). Ok, vai. Não votei no Eymael, não.
      Quinta-feira eu fui pra Bienal do Livro e percebi que se formava uma enorme muvuca na minha frente. Vi então o candidato a Governador Geraldo Alckmin passando e me vi na obrigação de entregar um "Jambocks!", que eu carregava comigo.

      Mas esta imagem acima não é uma propaganda "gratuita" do PSDB ou do Alckmin. O Jambocks! existe graças à política cultural do Proac, que foi criado no governo Alckmin. Então ele (e depois o Serra que continuou com a política, inclusive premiando o Jambocks!) é responsável direto pela publicação não só do Jambocks!, mas de outras 29 hqs (além dos outros Proacs).
      Em 3 anos foram gastos quase R$1 milhão na produção de Histórias em Quadrinhos através do Proac. Minha vida mudou por causa deste incentivo dado pelo Governo e tenho certeza que mudou a de muita gente também pelos outros Proac afora.
      Eu quis entregar o Jambocks! como símbolo de que o Proac realmente funciona e com a esperança de que esta política continue por mais muitos anos e, além de ajudar muita gente, promova os Quadrinhos em especial e a Cultura em geral.
      E não é bacana um Estado que banque a Cultura feita diretamente pela Sociedade que ele toma conta?
Só é uma pena que esta é uma política restrita ao Estado de São Paulo...


Obs. Não posso deixar de registrar que quando o Alckmin ouviu eu chamá-lo, ele abriu caminho entre os seguranças e foi falar diretamente comigo, mesmo sem saber se eu ia fazer alguma reclamação, por exemplo. Atitude simples, mas que ganhou uns pontos comigo.

Obs.2. Olha ele andando pela Bienal com o livro em mãos ACÁ (são só nos segundos iniciais da reportagem).

.

3 comentários:

Clayton Fernandes disse...

Parabéns Celso...em um país em que o povo parece que esta em "coma"...conseguindo fazer a diferença....Grande abraço...

Anônimo disse...

Tá bom, vai contando com esmola do governo! Sem a criação de um mercado forte, os artistas ficam assim, agradecendo as esmolas que caem do céu. E em vez de vanguarda, viram capachos. PSDB sucateou a educação, haveria mais leitores de HQ se, em 16 anos, a educação melhorasse, e não haveria necessidade de Proac's pra quadrinhos e livros. Mas seu trabalho é bom cara, um dos melhores que tenho visto, mas Proac é pouco, muito pouco.

Celso disse...

Valeu pela força, Clayton!!
E eu concordo contigo em parte, Anônimo. Concordo que a Educação precisa melhorar muito. Na verdade acho que o método de ensino da Educação no Brasil precisa ser revisto urgentemente e acho que o Estado de SP podia fazer muito mais do que anda fazendo, sim. Mas, apesar de ser "migalha", se não fosse o Proac, meu projeto nunca veria a luz do dia. Não nesse formato e com a liberdade que tivemos. É pouco? É! Resolve o problema da Cultura? Não! Mas eu acho uma iniciativa louvável de um governo que cria formas democráticas de financiamento de projetos feitos pela própria sociedade.
E garanto que tive todo o apoio que precisei da Sec de Cultura de SP, que escolheu meu projeto duas vezes de modo extremamente idôneo (tanto que eu não era do meio e nem conhecia ninguém importante).
De qualquer forma eu posso te afirmar categoricamente que o Proac mudou minha vida definitivamente. Não financeira, já que infelizmente produzir livros no Brasil dá dinheiro pra muito poucos. Mas mudou as perspectivas da minha vida. E o que eu posso dizer de um Governo que criou uma oportunidade para que isto acontecesse? Que deu a vara, não o peixe?
E em época de eleições as coisas sempre ficam mais à flor da pele. O que eu acho até saudável.
O debate sempre é bom, fique à vontade para escrever por aqui e dizer suas opiniões.
Abraço!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Hombre, 31 anos, formado em publicidade e louco por cinema, hqs e música