sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Brasil na Mira de Hitler



É estranho que num mundo com tanta informação e tantos meios de comunicação, seja relativamente pequeno o universo de pessoas que conhecem a participação do Brasil na 2a. Guerra. Tida como a mais justa das guerras (os Nazistas eram claramente os vilões e os Aliados, os mocinhos), a 2a. Guerra influenciou a História de maneira definitiva e, creio, todos os países do mundo. Não podia ser diferente com o Brasil.

O Brasil foi disputado tanto pelo Eixo quanto pelos Aliados pela sua posição estratégica. Natal era um ponto no meio do caminho da guerra e quem pudesse usar isso ia ficar metade do caminho mais perto do inimigo, facilitando um ataque maciço.

O Brasil, sabendo disso, negociou nos bastidores com os dois lados e, graças a um insistente Oswaldo Aranha, ficamos do lado dos Aliados. Ajudou o fato dos alemães terem atacado vários navios brasileiros, matando mais de mil pessoas aqui mesmo no Brasil. Isso causou uma revolta popular que acabou nos empurrando para a guerra.

Tudo isso está muito bem documentado no livro "O Brasil na Mira de Hitler", escrito pelo Roberto Sander e publicado pela Editora Objetiva em 2007. Clique aqui e leia um trecho.

Pra quem gosta de histórias de guerra e História do Brasil, é um prato cheio. E ainda é rico em fotos.



Obs. Pela internet (ou mesmo conversando com pessoas), há uma teoria de que quem atacou o Brasil foram os americanos, não os alemães. Essa teoria diz que eles fizeram isso para que o Brasil apressasse sua escolha pelos aliados, para se defenderem de uma (inexistente) ofensiva alemã. Este livro detona essa idéia citando vários documentos que provam que os submarinos eram mesmo alemães citando vários nomes, datas e até quais submarinos participaram dos ataques. Uma obra, então, Histórica também no sentido mais amplo do termo.



Um comentário:

Philosophista disse...

E tem uns causos de avistamentos de submarinos aqui na costa de Itanhaém... falam que um deles até derrubou um navio pela costa aqui...

Depois que acabar o projeto, me empresta o livro ai hahahaha

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Hombre, 31 anos, formado em publicidade e louco por cinema, hqs e música